VIAGENS BARATAS Encontre aqui as viagens baratas que procura!

Turismo Rural

O turismo rural é cada vez mais falado e procurado; muitos turistas procuram novas formas de viajar e conhecer novos lugares. E o nosso país é rico em muitos aspetos, desde a sua riqueza natural, cultural ou histórica, o que faz dele uma das melhores escolhas se procura fazer turismo rural.

Neste artigo vamos ao encontro de algumas das questões que se colocam a quem, pela primeira vez, está a ponderar fazer este tipo de turismo. Veja abaixo.

Quais as vantagens do turismo rural?

Se quando pensa em férias e turismo apenas imagina umas belas férias na neve ou um por do sol à beira mar, então este é o momento de rever esse conceito. O turismo rural foi desenvolvido para dar resposta à necessidade de haver uma maior proximidade entre o turista e a cultura e hábitos de determinada zona rural. O que inclui também um maior “achego” à natureza.

A grande vantagem é não passar num local apenas superficialmente mas ter mesmo contacto com as pessoas, provar da gastronomia local feita com produtos da região e não apenas fazer uso daquilo que é “feito para turistas”. Dependendo do tipo de turismo rural que escolha (turismo de aldeia, de habitação, etc.) poderá até mesmo participar em atividades locais como as vindimas, praticar agricultura biológica, percorrer trilhos que apenas os locais visita, entre muitas outras atividades privilegiadas.

Onde posso fazer turismo rural?

Por todo o Portugal existem zonas com turismo rural. Poderá encontrar as chamadas Casas de Campo, que podem tanto se casas antigas recuperadas ou habitações novas mas preparadas para oferecer todo o conforto de modo totalmente sustentável. Outra hipótese é fazer turismo de aldeia, ficando alojado numa aldeia rural. Aí o seu contacto com os hábitos das pessoas e com a cultura e a forma como se vive será mais evidente que no anterior. Existem também o agroturismo em que o foco é a agricultura.

Que tipo de atividades posso esperar fazer?

Além das que já foram referidas, como a participação na agricultura ou os percursos na natureza, muitas zonas oferecem outro tipo de atividades exclusivamente para diversão como os desportos radicais ou a aprendizagem de saberes locais (fazer determinadas refeições ou doces típicos). Quando viajar para perto de parques naturais não deixe de os visitar – são zonas protegidas e mais seguras.

Partilhar